Seguidores

PALAVRAS DA FONOAUDIÓLOGA E MÃE MARILUCE

Eu não vou mudar meu filho porque é autista; eu prefiro mudar o mundo, e fazer um mundo melhor; pois é mais fácil meu filho entender o mundo, do que o mundo entender meu filho.

ESTOU SEMPRE NA BUSCA DE CONHECIMENTOS PARA AJUDAR MEU FILHO E PACIENTES. NÃO SOU ADEPTA DE NENHUM MÉTODO ESPECÍFICO, POIS PREFIRO ACREDITAR NOS SINAIS QUE CADA CRIANÇA DEMONSTRA. O MAIS IMPORTANTE É DEIXÁ-LOS SEREM CRIANÇAS, ACEITAR E AMAR O JEITO DIFERENTE DE SER DE CADA UM, POIS AFINAL; CADA CASO É UM CASO E PRECISAMOS RESPEITAR ESSAS DIFERENÇAS. COMPARAÇÃO? NÃO FAÇO NENHUMA. ISSO É SOFRIMENTO. MEU FILHO É ÚNICO, ASSIM COMO CADA PACIENTE.
SEMPRE REPASSO PARA OS PAIS - INFORMAÇÕES, ESTRATÉGIAS, ACOMODAÇÕES E PEÇO GENTILMENTE QUE "ESTUDEM" E NÃO FIQUEM SE LUDIBRIANDO COM "ESTÓRIAS" FANTASIOSAS DA INTERNET. PREFIRO VIVER O DIA APÓS DIA COM A CERTEZA DE QUE FAÇO O MELHOR PARA MEU FILHO E PACIENTES E QUE POSSO CONTAR COM OS MELHORES TERAPEUTAS - OS PAIS.

Por Mariluce Caetano Barbosa




COMO DEVO LIDAR COM MEU FILHO AUTISTA?

Comece por você, se reeduque, pois daqui pra frente seu mundo será totalmente diferente de tudo o que conheceu até agora. Se reeducar quer dizer: fale pouco, frases curtas e claras; aprenda a gostar de musicas que antes não ouviria; aprenda a ceder, sem se entregar; esqueça os preconceitos, seus ou dos outros, transcenda a coisas tão pequenas. Aprenda a ouvir sem que seja necessário palavras; aprenda a dar carinho sem esperar reciprocidade; aprenda a enxergar beleza onde ninguém vê coisa alguma; aprenda a valorizar os mínimos gestos. Aprenda a ser tradutora desse mundo tão caótico para ele, e você também terá de aprender a traduzir sentimentos, um exemplo disso: "nossa, meu filho tá tão agressivo", tradução: ele se sente frustrado e não sabe lidar com isso, ou está triste, ou apenas não sabe te dizer que ele não quer mais te ver chorando por ele.

sexta-feira, 4 de outubro de 2013

O Quociente Amizade


A amizade é uma parte importante do funcionamento social normal, ainda existem poucos instrumentos preciosos para medir as diferenças individuais neste domínio. Neste artigo, apresentamos um novo questionário de auto-relato, o Questionário de Amizade (FQ), para uso com adultos de inteligência normal. A pontuação mais alta na FQ é alcançada pela comunicação entrevistado que eles gostam mais próximos, empáticas de apoio, amizade, carinho, que são importantes para eles, que eles gostam e está interessado em pessoas, e que eles gostam de interagir com os outros para seu próprio bem.

1) Marque o box ao lado da afirmação que mais se aplique a você.

       Eu tenho um ou dois melhores amigos particulares.
       Tenho muitos amigos, a quem posso considerar melhores amigos.
       Não tenho ninguém a quem possa chamar de melhor amigo.

 
2) Marque o box ao lado da afirmação que mais se aplique a você.

       O mais importante numa amizade é ter alguém em quem confiar.
       O mais importante numa amizade é ter alguém com quem se divertir.

 
3) Marque o box ao lado da afirmação que mais se aplique a você.

       Se eu tivesse de escolher, preferiria ter um amigo que gostasse das mesmas coisas que eu a ter um amigo que se sentisse, em relação à vida, igual a mim.
       Se eu tivesse de escolher, preferiria ter um amigo que se sentisse, em relação à vida, igual a mim a ter um amigo que gostasse das mesmas coisas que eu.

 
4) Marque o box ao lado da afirmação que mais se aplique a você.

       Gosto de estar perto de pessoas.
       Gosto de manter minha distância das pessoas.

 
5) Marque o box ao lado da afirmação que mais se aplique a você.

       Falo ao telefone com os amigos mais para marcar compromissos do que para papear.
       Falo ao telefone com os amigos mais para papear do que para marcar compromissos.

 
6) Marque o box ao lado da afirmação que mais se aplique a você.

       Costumo primeiro pensar em algo que eu queira fazer e depois pensar em alguém para fazê-lo comigo.
       Costumo primeiro pensar em me encontrar com alguém e depois pensar no que é que vamos fazer.

 
7) Marque o box ao lado da afirmação que mais se aplique a você.

       Prefiro encontrar um amigo para uma atividade específica, como ir ao cinema ou jogar golf.
       Prefiro encontrar-me com um amigo para conversar, como ir a um bar ou a um café.

 
8) Marque o box ao lado da afirmação que mais se aplique a você.

       Se eu me mudasse para outro lugar, me esforçaria mais por manter contato com meus velhos amigos do que por fazer novas amizades.
       Se eu me mudasse para outro lugar, me esforçaria mais por fazer novas amizades do que por manter contato com meus velhos amigos.

 
9) Marque o box ao lado da afirmação que mais se aplique a você.

       Meu amigos me valorizam mais por eu ser alguém que lhes dê apoio do que por ser alguém com quem possam se divertir.
       Meu amigos me valorizam mais por eu ser alguém com quem podem se divertir do que por eu ser alguém que lhes apoie.

 
10) Marque o box ao lado da afirmação que mais se aplique a você.

       Se um amigo meu tem um problema, sinto-me mais à vontade em discutir seus sentimentos do que lhe dar soluções práticas.
       Se um amigo meu tem um problema, me sinto mais à vontade em dar-lhe soluções práticas do que discutir seus sentimentos sobre o problema em questão.

 
11) Marque o box ao lado da afirmação que mais se aplique a você.

       Se um amigo está com problemas pessoais, prefiro esperar que entre em contato comigo, pois não gostaria de interferir.
       Se um amigo meu estivesse com problemas pessoais, eu entraria em contato com ele para discutir o problema em questão.

 
12) Marque o box ao lado da afirmação que mais se aplique a você.

       Quando tenho um problema pessoal, prefiro resolvê-lo sozinho.
       Quando tenho um problema pessoal, prefiro compartilhá-lo com um amigo.
       Quando tenho um problema pessoal, acho melhor tentar esquecê-lo.

 
13) Marque o box ao lado da afirmação que mais se aplique a você.

       Se tenho uma crítica a fazer a um amigo, acho melhor trazer o assunto sutilmente.
       Se tenho uma crítica a fazer a um amigo, acho melhor falar logo tudo de uma vez.

 
14) Se eu falhasse com um amigo e achasse que não fiz nada de errado, eu

       faria tudo o que fosse preciso para consertar a relação.
       estaria apto a dar o primeiro passo, desde que fosse retribuído.
       estaria apto a resolver o problema, desde que outros dessem o primeiro passo.
       não me sentiria capaz de ser mais seu amigo íntimo.

 
15) Meu ambiente de trabalho ideal seria

       num escritório próprio, sem visitantes durante o dia.
       num escritório próprio, com visitantes ocasionais durante o dia.
       num escritório com mais uma ou duas pessoas.
       num escritório aberto.

 
16) Quão fácil é, para você, discutir seus sentimentos com os amigos?

       Muito fácil.
       Relativamente fácil.
       Não muito fácil.
       Bem difícil.
       Muito difícil.

 
17) Quão fácil é, para você, discutir seus sentimentos com um(a) estranho(a)?

       Muito fácil.
       Relativamente fácil.
       Não muito fácil.
       Bem difícil.
       Muito difícil.

 
18) Em relação à personalidade, quão similar aos seus amigos é você?

       Muito similar.
       Relativamente similar.
       Não muito similar.
       Muito similar.

 
19) Em relação aos interesses, quão similar a seus amigos é você?

       Muito similar.
       Relativamente similar.
       Não muito similar.
       Muito similar.

 
20) Quão importante é, para você, o que os seus amigos pensam de você?

       Não importa.
       Importa um pouco.
       Bastante importante.
       Muito importante.
       De extrema importância.

 
21) Quão importante é, para você, o que estranhos pensam de você?

       Não importa.
       Importa um pouco.
       Bastante importante.
       Muito importante.
       De extrema importância.

 
22) Quão fácil é, para você, admitir a seus amigos que você está errado?

       Muito fácil.
       Relativamente fácil.
       Não muito fácil.
       Bem difícil.
       Muito difícil.

 
23) Quão fácil é, para você, falar a um amigo sobre suas fraquezas e falhas?

       Muito fácil.
       Relativamente fácil.
       Não muito fácil.
       Bem difícil.
       Muito difícil.

 
24) Quão fácil é, para você, falar a um amigo sobre suas conquistas e sucessos?

       Muito fácil.
       Relativamente fácil.
       Não muito fácil.
       Bem difícil.
       Muito difícil.

 
25) Quão interessado você está nos detalhes do dia-a-dia da vida dos seus amigos íntimos (como relacionamentos, família, o que anda acontecendo ultimamente)?

       Completamente desinteressado.
       Não muito interessado.
       Relativamente interessado.
       Muito interessado.

 
26) Quão interessado você está nos detalhes do dia-a-dia da vida dos seus amigos casuais (como relacionamentos, família, o que anda acontecendo ultimamente)?

       Completamente desinteressado.
       Não muito interessado.
       Relativamente interessado.
       Muito interessado.

 
27) Quando voce está num grupo - no trabalho, na escola, igreja, grupo de pais etc.- quão importante é, para você, saber das fofocas (quem não gosta de quem, quem teve um relacionamento com quem, segredos etc.)?

       Não importa.
       Importa um pouco.
       Bastante importante.
       Muito importante.
       Extremamente importante

 
28) Você se esforça mais por ter uma carreira do que por manter seu relacionamento com amigos?

       Sim
       Não
       Igual

 
29) Com que frequência você faz planos para sair com amigos?

       No máximo uma ou duas vezes ao ano
       Uma vez a cada 2 ou 3 meses
       Uma vez por mês
       Uma vez a cada duas semanas
       Uma ou duas vezes por semana
       3 ou 4 vezes por semana
       Mais do que todas as possibilidades acima

 
30) Como você gostaria de manter contato com os amigos?

       Pessoalmente
       E-mail/ cartas
       Telefonemas

 
31) Quão fácil é, para você, fazer amigos?

       Muito fácil.
       Relativamente fácil.
       Não muito fácil.
       Bem difícil.
       Muito difícil.

 
32) Qual seria o mínimo de contato social que você precisaria ter durante um dia para se sentir satisfeito(a)?

       Nenhum contato - não me sinto solitário(a).
       Apenas estar por perto das pessoas, mesmo se eu não falar com elas, é o suficiente.
       Um papo casual, como numa loja ou num cabeleireiro.
       Um papo com um amigo
       Dois ou três papos com amigos durante o dia
       Mais do que todas as possibilidades acima

 
33) Qual seria o mínimo de contato social que você precisaria ter durante uma semana para se sentir satisfeito(a)?

       Nenhum contato - não me sinto solitário(a)
       Apenas estar por perto das pessoas, mesmo se eu não falar com elas, é o suficiente.
       Conversas casuais, como numa loja com um vendedor ou num cabeleireiro.
       Um papo com um(a) amigo(a)
       Dois ou três papos com amigos duarante a semana
       Um papo com amigo(a) por dia
       Dois ou três papos com amigos durante o dia, todos os dias
       Mais do que todas as possibilidades acima

 
34) Quando você conversa com seus amigos, qual é o assunto mais recorrente?

       Política e relacionamentos
       Hobbies e interesses (esporte, TV, música, cinema,moda, férias, jardinagem, bricolagem etc.)
       Assuntos pessoais (decisões de vida, discussões, sentimentos)
       Trabalho
       Família e amigos
       O tempo
       Sobre o que foi feito desde a última vez em que tiveram contato

 
35) Em ocasiões sociais, em que você acaba de conhecer alguém, qual é o assunto mais recorrente?

       Política e relacionamentos
       Hobbies e interesses (esporte, TV, música, cinema,moda, férias, jardinagem, bricolagem etc.)
       Assuntos pessoais (decisões de vida, discussões, sentimentos)
       Trabalho
       Família e amigos
       O tempo
       O que você tem feito recentemente

 

Copyright das questões deste teste: S. Baron-Cohen and S. Wheelwright, (2003)

Nenhum comentário:

NOSSO JORNAL

ESSE É O NOSSO DIFERENCIAL!

ESSE É O NOSSO DIFERENCIAL!
PROGRAMA ESTRUTURADO, INDIVIDUALIZADO. ATENDIMENTO DOMICILIAR.

Postagens populares

Minha lista de blogs

GOOGLE ANALÍTICO