Seguidores

PALAVRAS DA FONOAUDIÓLOGA E MÃE MARILUCE

Eu não vou mudar meu filho porque é autista; eu prefiro mudar o mundo, e fazer um mundo melhor; pois é mais fácil meu filho entender o mundo, do que o mundo entender meu filho.

ESTOU SEMPRE NA BUSCA DE CONHECIMENTOS PARA AJUDAR MEU FILHO E PACIENTES. NÃO SOU ADEPTA DE NENHUM MÉTODO ESPECÍFICO, POIS PREFIRO ACREDITAR NOS SINAIS QUE CADA CRIANÇA DEMONSTRA. O MAIS IMPORTANTE É DEIXÁ-LOS SEREM CRIANÇAS, ACEITAR E AMAR O JEITO DIFERENTE DE SER DE CADA UM, POIS AFINAL; CADA CASO É UM CASO E PRECISAMOS RESPEITAR ESSAS DIFERENÇAS. COMPARAÇÃO? NÃO FAÇO NENHUMA. ISSO É SOFRIMENTO. MEU FILHO É ÚNICO, ASSIM COMO CADA PACIENTE.
SEMPRE REPASSO PARA OS PAIS - INFORMAÇÕES, ESTRATÉGIAS, ACOMODAÇÕES E PEÇO GENTILMENTE QUE "ESTUDEM" E NÃO FIQUEM SE LUDIBRIANDO COM "ESTÓRIAS" FANTASIOSAS DA INTERNET. PREFIRO VIVER O DIA APÓS DIA COM A CERTEZA DE QUE FAÇO O MELHOR PARA MEU FILHO E PACIENTES E QUE POSSO CONTAR COM OS MELHORES TERAPEUTAS - OS PAIS.

Por Mariluce Caetano Barbosa




COMO DEVO LIDAR COM MEU FILHO AUTISTA?

Comece por você, se reeduque, pois daqui pra frente seu mundo será totalmente diferente de tudo o que conheceu até agora. Se reeducar quer dizer: fale pouco, frases curtas e claras; aprenda a gostar de musicas que antes não ouviria; aprenda a ceder, sem se entregar; esqueça os preconceitos, seus ou dos outros, transcenda a coisas tão pequenas. Aprenda a ouvir sem que seja necessário palavras; aprenda a dar carinho sem esperar reciprocidade; aprenda a enxergar beleza onde ninguém vê coisa alguma; aprenda a valorizar os mínimos gestos. Aprenda a ser tradutora desse mundo tão caótico para ele, e você também terá de aprender a traduzir sentimentos, um exemplo disso: "nossa, meu filho tá tão agressivo", tradução: ele se sente frustrado e não sabe lidar com isso, ou está triste, ou apenas não sabe te dizer que ele não quer mais te ver chorando por ele.

domingo, 18 de março de 2012

Temple Grandin Dicas para ensinar crianças e adultos com autismo.


Temple Grandin
O seguinte artigo foi escrito por um professor que superou seus problemas de desenvolvimento. Embora cada criança é diferente também é verdade que há regularidades nos transtornos do espectro do autismo.
Bons professores me ajudaram a ter sucesso. Eu era capaz de superar o autismo porque eu tive bons professores. Na idade de 2 ½ entrei em uma escola pré-primária com professores experientes estruturado. Desde muito cedo me ensinaram a ter maneiras e se comportar à mesa.Crianças com autismo precisam ter dia estruturado e professores que sabem ser firme mas terno. 
entre as idades de 2 ¼ e 5 dias meu foi estruturado e bloquear-me que não era permitido. Ele foi de 45 minutos de terapia da fala, só para mim, cinco dias por semana, e minha mãe contratou uma babá que passou três a quatro horas por dia jogando comigo e com minha irmã.
Ela nos ensinou: "se revezam" durante atividades lúdicas. Quando fizemos um boneco de neve, ela rolou a bola para baixo, e depois a minha irmã tinha que fazer a próxima parte. Na hora das refeições, todos comíamos juntos, eu não estava autorizado a acessos de raiva. A única vez que foi autorizado a voltar para o meu comportamento autista foi durante um período de repouso de uma hora após a refeição. A combinação de pré-escola primária, fonoaudiologia, atividades lúdicas e refeições de "Miss Manners", totalizando 40 horas por semana, durante os quais meu cérebro era mantido conectado ao mundo. 
Muitas pessoas com autismo são pensadores visual. Acho que nas fotos. Eu não acho que na linguagem.Todos os meus pensamentos são como fitas de vídeo que mostram na minha imaginação. As fotos são a minha primeira língua, e as palavras são minha segunda língua. Os nomes foram as palavras mais fáceis de aprender, porque eu poderia fazer uma imagem da palavra em minha mente. Para aprender palavras como "up" e "down", o professor deve demonstrá-los à criança. Por exemplo, pegue um avião de brinquedo e dizer "acima" ou "para baixo" quando você tirar o avião a partir do desktop. Algumas crianças aprendem melhor se cartões com as palavras "up" e "para baixo" estão ligados ao avião de brinquedo. A placa "top" é acrescentada quando o avião decola. O cartão "para baixo" está ligado quando aterra.
Evite longas instruções verbais. As pessoas com autismo têm problemas em se lembrar a seqüência. Se a criança pode ler, escrever instruções sobre um pedaço de papel. Eu não consigo lembrar seqüências. Se eu pedir indicações (como chegar a algum lugar) num posto de gasolina, eu só consigo lembrar três etapas.Instruções com mais de três passos têm de ser escrito. Também tenho dificuldade para lembrar números de telefone, porque não posso formar uma imagem deles em minha mente. 
Muitas crianças com autismo são bons em arte, desenho e programação de computadores. Estas áreas de talentos deveriam ser encorajados. Eu acho que deveria haver muito mais ênfase no desenvolvimento dos talentos da criança. Talentos podem ser transformadas em habilidades que podem ser usados ​​para trabalhos no futuro. 
Muitas crianças autistas se fixam num assunto como trens ou mapas. A melhor maneira de lidar com fixações é usá-las para motivar o trabalho escolar. Se seu filho gosta de trens, então use trens para ensinar leitura e matemática. Leia um livro sobre um trem e fazer problemas de matemática com os trens. Por exemplo, calcular quanto tempo leva para um trem indo de New York e Washington. 
Use métodos visuais concretos para ensinar conceitos numéricos. Meus pais me deram um brinquedo matemático que me ajudou a aprender números. Consistiu de um conjunto de blocos que têm diferentes comprimentos e uma cor diferente para os números de um a 10. Com isso eu aprendi a somar e subtrair. Para aprender frações meu professor tinha uma maçã de madeira que foi cortada em quatro pedaços e uma pêra de madeira que foi cortada pela metade. A partir disso eu aprendi o conceito de trimestres e semestres. 
6.) Eu tinha a pior caligrafia da minha classe. Muitas crianças com autismo têm problemas com controle motor de suas mãos. A letra bonita às vezes é muito difícil. Isto pode frustrar totalmente a criança. Para reduzir a frustração e ajudar as crianças a gostar de escrever, deixa ele escrever no computador. A digitação é muitas vezes mais fácil. 
Algumas crianças com autismo aprendem a ler mais facilmente com fonética, e outros aprendem melhor por meio da memorização de palavras inteiras. Eu aprendi com fonemas. Minha mãe me ensinou as regras fonéticas e depois eu fiz o som de minhas palavras. As crianças aprendem melhor ecolalia muito frequentemente se as cartas de imagens e livros de imagens são usados ​​para palavras inteiras estão associados com imagens. É importante ter a fotografia e impressão do mesmo lado do cartão. Quando substantivos de ensino a criança deve ouvi-lo falar a palavra e ver a imagem e palavra impressa simultaneamente. Um exemplo de ensinar um verbo seria titular de um cartão que diz: "salto" e você saltar e dizer "salto". 
8.) Como uma criança, sons altos, como o sino da escola machuca meus ouvidos como uma broca dentista pegando um nervo. Crianças com autismo precisam ser protegidas de sons que machucam seus ouvidos. Os sons que causam mais problemas são os sinos das escolas, sistemas de anúncio público, sinos sobre a exibição de placa que está ganhando e no ginásio, eo som de cadeiras raspando no chão. Em muitos casos, a criança pode tolerar o sino ou campainha se retarda um pouco de papel higiênico ou fita adesiva. Cadeiras de raspagem pode ser silenciado colocando bolas de ténis de fenda sobre as extremidades das pernas ou a instalação de tapete. A criança pode temer uma determinada sala, porque ele tem medo de ser subitamente sujeito a guinchar o retorno do microfone do sistema de anúncio público. O medo de um som que é temido pode causar mau comportamento. Se uma criança cobre seus ouvidos, é uma indicação de que determinado som machuca os ouvidos. Às vezes a sensibilidade a um som particular como um alarme de fogo. Você pode dessensibilizar-se para gravar o som em um gravador. Isto irá permitir que a criança para iniciar e aumentar gradualmente o volume do som. A criança deve ter o controle do som para começar a jogar. 
Algumas pessoas com autismo são incomodados por distrações visuais e luzes fluorescentes. Você pode ver a cintilação de 60 ciclos de eletricidade. Para evitar esse problema, coloque na mesa da criança perto da janela ou tente evitar usar luzes fluorescentes. Se as luzes não podem ser evitadas, use as novas lâmpadas você pode começar. Novas lâmpadas piscam menos. As luzes tremeluzentes fluorescentes também pode ser reduzido, colocando uma lâmpada com uma lâmpada incandescente para o primeiro, em seguida, na mesa da criança. 
Algumas crianças hiperativas que não conseguem ficar tranqüilos o tempo todo, muitas vezes se acalmar se dado um casaco pesado acolchoado usá-lo. A pressão da roupa ajuda a acalmar o sistema nervoso. Fiquei muito acalmado por pressão. Para melhores resultados, o colete deve ser usado durante vinte minutos e apagado por alguns minutos. Isso evita que o sistema nervoso se adapta ao colete. 
Alguns indivíduos com autismo respondem melhor e ter contato com os olhos e melhor fala se o professor interage com eles, enquanto eles estão balançando em um balanço ou enrolado em um tapete. Entrada sensorial do balanço ou a pressão da esteira algumas vezes ajuda a melhorar a fala. Swinging deve sempre ser feito como um jogo divertido. NUNCA deve ser forçado. 
Algumas crianças e adultos podem cantar melhor do que eles falam. Podem responder melhor se as palavras e frases forem cantadas para eles. Algumas crianças com extrema sensibilidade sonora responderão melhor se o professor fala em um sussurro baixo. (Em segredo). 
Algumas crianças e adultos não-verbais não pode processar visual e auditiva ao mesmo tempo. Eles são mono-canalizadores. Eles podem ver e ouvir ao mesmo tempo. Eles não devem ser pedindo-lhes para olhar e escutar ao mesmo tempo. Eles deveriam ter dado um trabalho seja ela visual ou auditiva tarefa. Seu sistema nervoso imaturo não consegue processar a informação visual e auditiva simultaneamente. 
Em crianças e adultos não-verbais toque é muitas vezes seu senso mais confiável. Muitas vezes, é mais fácil para elas sentir. As letras podem ser ensinadas por deixá-los sentir letras de plástico. Eles podem aprender sua rotina diária, sentindo objetos alguns minutos antes de uma atividade programada. Por exemplo, quinze minutos antes do almoço dar à pessoa uma colher de tentar. Deixe-os segurar um carro de brinquedo poucos minutos antes de entrar no carro. 
Algumas crianças e adultos com autismo aprendem mais facilmente se o teclado do computador é colocado perto da tela. Isto permite que o indivíduo a ver o teclado eo monitor simultaneamente. Algumas pessoas têm dificuldade em lembrar se eles têm que olhar para cima depois de bater uma tecla no teclado. 
Crianças adultos não-verbais terão mais facilidade para associar palavras com imagens se ver a palavra impressa e uma imagem em um cartão. Algumas pessoas não entendem desenhos de linhas, por isso o melhor é trabalhar com objetos reais e fotos primeiro. A imagem ea palavra deve ser do mesmo lado do cartão. 
Alguns indivíduos com autismo não sabe que o discurso é usado para se comunicar. A aprendizagem de línguas pode ser facilitado se exercícios de linguagem promover a comunicação. Se a criança pede um copo, em seguida, dar-lhe um prato. Se a criança pede um prato, quando você quer um copo, dar-lhe um prato. O indivíduo precisa aprender que, quando ele diz que as palavras, coisas concretas acontecem. É mais fácil para um indivíduo com autismo ao saber que suas palavras estão erradas se a palavra incorreta resultou na ordem incorreta. 
Muitas pessoas com autismo têm dificuldade em usar o mouse do computador. Tente apontar um artigo como uma bola de rolo (ou bola de rastreamento), que tem um botão separado para clicar. As pessoas com autismo com os problemas de controle de motor em suas mãos acham muito difícil segurar o mouse enquanto clica. 
Para as crianças que têm dificuldade em compreender fala têm dificuldade em diferenciar consoante dura soa como ' D 'de cães e (como no dedo) e' L 'no log (como um lobo). Meu professor discurso me ajudou a aprender a ouvir estes sons, esticando e enunciar sons consonantais rígidos. Mesmo que a criança pode ter passado um puro teste de audição, pode ter dificuldade em ouvir consoantes duras. Crianças que falam sons de vogais não estão ouvindo consoantes. 
Alguns pais informaram-me que o closed caption na televisão ajudou seus filhos a aprender a ler. A criança era capaz de ler as legendas e combinar de impressão para palavras faladas. Gravar um programa favorito com legendas em uma fita que seria útil, pois a fita pode ser jogado mais e mais e parar. 
Alguns indivíduos com autismo não compreendem que o mouse do computador move a seta na tela. Eles podem aprender mais facilmente se uma seta de papel que se parece exatamente com a seta na tela é gravada para o mouse. 
Crianças e adultos com problemas de processamento visual pode ver tremular no computador do tipo de TV monitores. Eles podem, por vezes, ver melhor com laptops (computadores portáteis pequenos e painéis planos com menos cintilação. 
Crianças e adultos que temem escadas rolantes geralmente têm problemas de processamento visual. Para eles, eu tenho medo da escada rolante porque não pode determinar quando começar ou abaixado. Estes indivíduos também podem não ser capazes de tolerar luzes fluorescentes. vidros coloridos "Irlen" pode ajudar. 
Indivíduos com problemas de processamento visual muitas vezes mais fácil de ler se impressão em preto é impresso em papel colorido para reduzir o contraste. Tente castanho claro ou castanho claro, azul, cinza ou verde Experiment. com cores diferentes. Evite amarelo brilhante, podem ferir os olhos do indivíduo. chamado Os óculos Irlen coloridos também podem facilitar a leitura. 
A generalização ensino é muitas vezes um problema para crianças com autismo. ensinar uma criança com autismo para generalizar o princípio da não execução do outro lado da rua, deve ser ensinada em muitos lugares diferentes. Se você ensinar em um só lugar, a criança vai pensar que a regra só se aplica a um lugar específico.
Um problema comum é que uma criança pode usar o banheiro corretamente em casa, mas se recusa a usá-lo na escola. Isto pode ser devido a uma falha em reconhecer o banheiro. Hilde da Bélgica descobriu Clereq Uma criança com autismo pode usar um pequeno detalhe não é relevante para reconhecer um objeto como o banheiro. É trabalho de detetive determinar o detalhe. Em um caso de uma criança só podia usar o banheiro em sua casa que tinha um assento negros. Seus pais e professores podem fazer isso, ele usou o banheiro na escola cobrindo o assento branco com uma fita preta. O filme foi gradualmente retirado e banheiros com assentos brancos são agora reconhecidos como banheiros. 
As seqüências são muito difíceis para os indivíduos com autismo severo. Às vezes eles não entendem quando o trabalho que é apresentado tem um número de passos. Um terapeuta ocupacional com sucesso ensinou uma criança com autismo não verbal, utilizando um slide em um playground, andando com ele até o escorregando para baixo escadas com ele. deve ser ensinado pelo toque e motor, e não visualmente. Os sapatos de desgaste também pode ser ensinado desta forma. O professor deve colocar as mãos acima mãos do seu filho e mover as mãos da criança no seu pé assim que você sentir e compreender a forma do seu pé. O próximo passo é sentir-se fora de um sapato que desliza sobre o pé. Para colocar o sapato, as guias do professor mãos da criança para o sapato e utilizando a técnica de hand-over-mão, deslize o sapato para o pé da criança. Isso permite que a criança sinta-se todo o processo de colocar em seu sapato. 
picky eaters são um problema comum. Em alguns casos, a criança pode ser focado em um detalhe que identifica um determinado alimento. Hilde De Clercq descobriu que uma criança só comia bananas Chiquita, porque ele estava se concentrando nos rótulos. Outras frutas como maçãs e laranjas foram aceitas quando rótulos Chiquita foram colocadas sobre eles. Tente colocar diferentes tipos de alimentos, mas semelhantes na caixa de cereal ou outro pacote de um alimento favorito. Outra mãe conseguiu fazer hambúrguer caseiro com um pão de trigo-livre em um pacote de McDonald. 
dezembro 2002
Temple Grandin, Ph.D. 
Assistant Professor 
Colorado State University 
Fort Collins, CO 80523, Estados Unidos (Revista: Dezembro de 2002)

Nenhum comentário:

NOSSO JORNAL

ESSE É O NOSSO DIFERENCIAL!

ESSE É O NOSSO DIFERENCIAL!
PROGRAMA ESTRUTURADO, INDIVIDUALIZADO. ATENDIMENTO DOMICILIAR.

Postagens populares

Minha lista de blogs

GOOGLE ANALÍTICO