Seguidores

PALAVRAS DA FONOAUDIÓLOGA E MÃE MARILUCE

Eu não vou mudar meu filho porque é autista; eu prefiro mudar o mundo, e fazer um mundo melhor; pois é mais fácil meu filho entender o mundo, do que o mundo entender meu filho.

ESTOU SEMPRE NA BUSCA DE CONHECIMENTOS PARA AJUDAR MEU FILHO E PACIENTES. NÃO SOU ADEPTA DE NENHUM MÉTODO ESPECÍFICO, POIS PREFIRO ACREDITAR NOS SINAIS QUE CADA CRIANÇA DEMONSTRA. O MAIS IMPORTANTE É DEIXÁ-LOS SEREM CRIANÇAS, ACEITAR E AMAR O JEITO DIFERENTE DE SER DE CADA UM, POIS AFINAL; CADA CASO É UM CASO E PRECISAMOS RESPEITAR ESSAS DIFERENÇAS. COMPARAÇÃO? NÃO FAÇO NENHUMA. ISSO É SOFRIMENTO. MEU FILHO É ÚNICO, ASSIM COMO CADA PACIENTE.
SEMPRE REPASSO PARA OS PAIS - INFORMAÇÕES, ESTRATÉGIAS, ACOMODAÇÕES E PEÇO GENTILMENTE QUE "ESTUDEM" E NÃO FIQUEM SE LUDIBRIANDO COM "ESTÓRIAS" FANTASIOSAS DA INTERNET. PREFIRO VIVER O DIA APÓS DIA COM A CERTEZA DE QUE FAÇO O MELHOR PARA MEU FILHO E PACIENTES E QUE POSSO CONTAR COM OS MELHORES TERAPEUTAS - OS PAIS.

Por Mariluce Caetano Barbosa




COMO DEVO LIDAR COM MEU FILHO AUTISTA?

Comece por você, se reeduque, pois daqui pra frente seu mundo será totalmente diferente de tudo o que conheceu até agora. Se reeducar quer dizer: fale pouco, frases curtas e claras; aprenda a gostar de musicas que antes não ouviria; aprenda a ceder, sem se entregar; esqueça os preconceitos, seus ou dos outros, transcenda a coisas tão pequenas. Aprenda a ouvir sem que seja necessário palavras; aprenda a dar carinho sem esperar reciprocidade; aprenda a enxergar beleza onde ninguém vê coisa alguma; aprenda a valorizar os mínimos gestos. Aprenda a ser tradutora desse mundo tão caótico para ele, e você também terá de aprender a traduzir sentimentos, um exemplo disso: "nossa, meu filho tá tão agressivo", tradução: ele se sente frustrado e não sabe lidar com isso, ou está triste, ou apenas não sabe te dizer que ele não quer mais te ver chorando por ele.

domingo, 8 de janeiro de 2012

http://www.reabilitacaocognitiva.org/tag/aplicativos-iphoneipad/

BrainyApp: aplicativo para avaliar e ajudar a reduzir o risco de Alzheimer

17/11/2011por 0
Semana passada foi lançado o BrainyApp, um aplicativo que  vai ajudar as pessoas a fazer as escolhas corretas para o estilo de vida e, consequentemente, ajudar a reduzir o risco de Alzheimer. O aplicativo vai permitir que os usuários insiram detalhes sobre os seus padrões de estilo de vida, como dieta e exercício, e vai dar sugestões. Para além das sugestões de estilo [...]
NotíciasLeia texto completo

Aplicativo para ensinar a escrever: Escritor de Cartas do Oceano

07/11/20111
Este aplicativo é uma ferramenta para ajudar crianças a aprenderem a formar letras maiúsculas de uma forma divertida e envolvente no iPhone. Uma música suave toca ao fundo enquanto a criança, após escolher a letra, com a ajuda de um peixinho, faz o caminho pontilhado com o dedo para formar a letra. O peixe segue o [...]
Leia texto completo

Dexteria: aplicativo da Apple desenvolvido com auxílio de T.O ajuda na reabilitação motora

28/10/20113
Este aplicativo para iPhone, iPad e iPode Touch foi desenvolvido por Frank Jenson, sob a consulta de um terapeuta ocupacional, para ajudar sua filha melhorar suas habilidades motoras finas. Dexteria é um aplicativo que abrange três áreas de habilidades motoras finas: tocar/bater, beliscar e escrita. O aplicativo é projetado para permitir o desenvolvimento de habilidades motoras [...]
Leia texto completo

Aplicativo Ther-Ad para Autismo em iPhone e iPad

06/05/20110
Foi lançado agora em Abril, mês da consciência do Autismo, uma nova forma de terapia de “auto-modelagem” por meio de vídeo para crianças com Autismo. O aplicativo é chamado Ad-Ther. O novo aplicativo foi desenvolvido por uma equipe e um pesquisador, o Dr. Michael Kelley, que tem publicado artigos sobre o uso de telefones móveis para [...]
Leia texto completo

Mais aplicativos para IPAD

30/03/20112
Tenho usado bastante o IPAD nos meus atendimentos e estou cada dia mais encantada com as diferentes formas de utilização desse recurso. Hoje vou dar mais algumas dicas de aplicativos que podem ser usados nos atendimentos de clientes com disfunção cognitiva. 1. PescaPalavra: É em português. O programa embaralha as letras e devemos organizá-las para [...]
Leia texto completo

Aplicativos para iPhone que podem ser usados na Reabilitação

03/11/20102
Pessoal, nossa seguidora no twitter (@mariaffacha) e leitora do site, Mariana Fernanda Faria, nos mandou uma lista de applicativos de iPhone que ela usa e recomenda para o processo de Reabilitação como um todo. (Ela já entendeu o quanto gosto dessas “coisinhas” e não hesitou de dividir o conhecimento comigo conosco, fofíssima, não?!) Bem, aí vão [...]
Leia texto completo

Os 5 melhores aplicativos do iPad, iPod e iPhone para autistas

01/09/20109
Os professores e reabilitadores estão usando iPads (não sabe o que é? clica aqui!) como uma ferramenta para alcançar as crianças com Autismo ou Síndrome de Asperger e os resultados são grandes. As crianças autistas estão mostrando melhora depois de jogar alguns aplicativos de exercícios do IPad, iPods e iPhones… (acredito que a forma de [...]
Leia texto completo

Aplicativo sobre Parkinson para Iphone

19/05/20104
Quem me conhece um pouquinho de nada mais de perto sabe que sou fã dos produtos da Apple. Para a vida pessoal os softwares e os hardwares da “maçazinha” têm uma usabilidade e uma funcionalidade que me deixam hipermegaultrapoliimpressionada. Além de tudo isso, sempre acreditei que os aplicativos da Apple podem ter uma utilidade na [...]
Leia texto completo

Autism Test 1.0: aplicativo do Iphone

20/01/20100
Como se não bastassem aplicativos para Iphone que podem ser usados como recurso durante a intervenção de Reabilitação Cognitiva, achei um aplicativo que é uma espécie de avaliação, o Austism Test (não é uma “espécie”, né? é uma avaliação!!). O teste foi desenvolvido por S. Baron-Cohen, Wheelwright S., R. Skinner, Martin J. e Clubley E., [...]
Leia texto completo

IKNOWYOU: aplicativo do iPhone para memória

08/01/20102
Em uma outro post falei sobre o Vocal Zoo, um aplicativo do Iphone que adotei em algumas intervenções e, simplesmente, me apaixonei! Usando o twitter recentemente, fiquei sabendo de um outro aplicativo que não usei mas gostei da proposta: o iKnowYou. O iKnowYou é um aplicativo que visa melhorar a capacidade de associar nomes e rostos. [...]
Leia texto completo

Dica do final de semana: twitter, para que serve e como pode me ajudar?

19/12/20092
Olá, reabilitadores! (como é fim de semana posso e mereço ser mais informal, né?). Neste sábado vim conversar com vocês sobre esta ferramenta curiosa que tem chamado a atenção de muitos internautas: Twitter. Pois é, desde o dia que escrevi meu primeiro post aqui no reabilitacaocognitiva.org me comprometi em repassar o que acho legal para [...]

Aplicativo do iPhone (Vocal Zoo) na Reabilitação Cognitiva

15/12/20094
Cada vez mais me deparo com essa realidade: ferramentas para usar no processo de Reabilitação Cognitiva estão em todos os lugares. Desta vez, encontrei uma no celular. Pois é, uma fã confessa dos produtos da Apple, como eu, não podia deixar de procurar, de encontrar e de dividir com vocês um recurso do Iphone que [...]
Leia texto completo

Nenhum comentário:

NOSSO JORNAL

ESSE É O NOSSO DIFERENCIAL!

ESSE É O NOSSO DIFERENCIAL!
PROGRAMA ESTRUTURADO, INDIVIDUALIZADO. ATENDIMENTO DOMICILIAR.

Postagens populares

Minha lista de blogs

GOOGLE ANALÍTICO