Seguidores

PALAVRAS DA FONOAUDIÓLOGA E MÃE MARILUCE

Eu não vou mudar meu filho porque é autista; eu prefiro mudar o mundo, e fazer um mundo melhor; pois é mais fácil meu filho entender o mundo, do que o mundo entender meu filho.

ESTOU SEMPRE NA BUSCA DE CONHECIMENTOS PARA AJUDAR MEU FILHO E PACIENTES. NÃO SOU ADEPTA DE NENHUM MÉTODO ESPECÍFICO, POIS PREFIRO ACREDITAR NOS SINAIS QUE CADA CRIANÇA DEMONSTRA. O MAIS IMPORTANTE É DEIXÁ-LOS SEREM CRIANÇAS, ACEITAR E AMAR O JEITO DIFERENTE DE SER DE CADA UM, POIS AFINAL; CADA CASO É UM CASO E PRECISAMOS RESPEITAR ESSAS DIFERENÇAS. COMPARAÇÃO? NÃO FAÇO NENHUMA. ISSO É SOFRIMENTO. MEU FILHO É ÚNICO, ASSIM COMO CADA PACIENTE.
SEMPRE REPASSO PARA OS PAIS - INFORMAÇÕES, ESTRATÉGIAS, ACOMODAÇÕES E PEÇO GENTILMENTE QUE "ESTUDEM" E NÃO FIQUEM SE LUDIBRIANDO COM "ESTÓRIAS" FANTASIOSAS DA INTERNET. PREFIRO VIVER O DIA APÓS DIA COM A CERTEZA DE QUE FAÇO O MELHOR PARA MEU FILHO E PACIENTES E QUE POSSO CONTAR COM OS MELHORES TERAPEUTAS - OS PAIS.

Por Mariluce Caetano Barbosa




COMO DEVO LIDAR COM MEU FILHO AUTISTA?

Comece por você, se reeduque, pois daqui pra frente seu mundo será totalmente diferente de tudo o que conheceu até agora. Se reeducar quer dizer: fale pouco, frases curtas e claras; aprenda a gostar de musicas que antes não ouviria; aprenda a ceder, sem se entregar; esqueça os preconceitos, seus ou dos outros, transcenda a coisas tão pequenas. Aprenda a ouvir sem que seja necessário palavras; aprenda a dar carinho sem esperar reciprocidade; aprenda a enxergar beleza onde ninguém vê coisa alguma; aprenda a valorizar os mínimos gestos. Aprenda a ser tradutora desse mundo tão caótico para ele, e você também terá de aprender a traduzir sentimentos, um exemplo disso: "nossa, meu filho tá tão agressivo", tradução: ele se sente frustrado e não sabe lidar com isso, ou está triste, ou apenas não sabe te dizer que ele não quer mais te ver chorando por ele.

domingo, 2 de outubro de 2011

VESTIR

Contribuição de Mary Elizabeth Christian
Meta de Maria: Para ter seu filho use "pistas ambientais" - como estar frio, sair do chuveiro, acordando-as situações que normalmente deixa-nos a vestir.
Maria quebrou o objetivo para baixo em uma análise de tarefas. Esta análise pressupõe que a criança é capaz de vestir-se fisicamente:

Análise de Tarefas simples para Vestir

  • Sair do chuveiro
  • Obter toalha fora do gancho
  • Secar o corpo
  • Pendurar toalha no gancho
  • Ir para o quarto
  • Gaveta aberta
  • Sair underwear
  • Ponha em underwear
  • Gaveta aberta
  • Saia camisa
  • Colocar na camisa
  • Ir para closet
  • Porta aberta
  • Tome calças cabide
  • Colocar em calças
  • Gaveta aberta
  • Tire as meias
  • Calçar meias
  • Ir para closet
  • Pick up sapatos
  • Colocar os sapatos.
  • (Para ensinar a tarefa) eu fisicamente pronta em todas as etapas e reforçar. Usando uma corrente para trás, fade prompts na última etapa, até então independentes começam a desaparecer prompts no penúltimo, etc A chave seria não dar instruções verbais a todos e que cada passo seja o estímulo para a próxima etapa.Possíveis áreas problemáticas são que nós tendemos a "falar" através dele e isso proporciona muita verbal solicita que têm de desbotada. Também descobriram que o uso mais para o menos avisar e movendo-se rapidamente através de cada passo é mais eficaz do que ficar esperando para ver se ela irá fazê-lo, ela por sua vez decide cantar músicas para si mesma nua no espelho é mais reforço. Então, nós movê-la rapidamente para completar a tarefa e obter o reforço. Uma forma intermediária para fazer isso seria colocar para fora todas as roupas e só solicitar ao vestir-se, em seguida, desaparecer, mas bylaying todas último item e levando encontrar este. Temos utilizado esta técnica com sucesso. Espero que isso ajude, se não era uma boa prática para mim! Deixe-me saber.

Nenhum comentário:

NOSSO JORNAL

ESSE É O NOSSO DIFERENCIAL!

ESSE É O NOSSO DIFERENCIAL!
PROGRAMA ESTRUTURADO, INDIVIDUALIZADO. ATENDIMENTO DOMICILIAR.

Postagens populares

Minha lista de blogs

GOOGLE ANALÍTICO