Seguidores

PALAVRAS DA FONOAUDIÓLOGA E MÃE MARILUCE

Eu não vou mudar meu filho porque é autista; eu prefiro mudar o mundo, e fazer um mundo melhor; pois é mais fácil meu filho entender o mundo, do que o mundo entender meu filho.

ESTOU SEMPRE NA BUSCA DE CONHECIMENTOS PARA AJUDAR MEU FILHO E PACIENTES. NÃO SOU ADEPTA DE NENHUM MÉTODO ESPECÍFICO, POIS PREFIRO ACREDITAR NOS SINAIS QUE CADA CRIANÇA DEMONSTRA. O MAIS IMPORTANTE É DEIXÁ-LOS SEREM CRIANÇAS, ACEITAR E AMAR O JEITO DIFERENTE DE SER DE CADA UM, POIS AFINAL; CADA CASO É UM CASO E PRECISAMOS RESPEITAR ESSAS DIFERENÇAS. COMPARAÇÃO? NÃO FAÇO NENHUMA. ISSO É SOFRIMENTO. MEU FILHO É ÚNICO, ASSIM COMO CADA PACIENTE.
SEMPRE REPASSO PARA OS PAIS - INFORMAÇÕES, ESTRATÉGIAS, ACOMODAÇÕES E PEÇO GENTILMENTE QUE "ESTUDEM" E NÃO FIQUEM SE LUDIBRIANDO COM "ESTÓRIAS" FANTASIOSAS DA INTERNET. PREFIRO VIVER O DIA APÓS DIA COM A CERTEZA DE QUE FAÇO O MELHOR PARA MEU FILHO E PACIENTES E QUE POSSO CONTAR COM OS MELHORES TERAPEUTAS - OS PAIS.

Por Mariluce Caetano Barbosa




COMO DEVO LIDAR COM MEU FILHO AUTISTA?

Comece por você, se reeduque, pois daqui pra frente seu mundo será totalmente diferente de tudo o que conheceu até agora. Se reeducar quer dizer: fale pouco, frases curtas e claras; aprenda a gostar de musicas que antes não ouviria; aprenda a ceder, sem se entregar; esqueça os preconceitos, seus ou dos outros, transcenda a coisas tão pequenas. Aprenda a ouvir sem que seja necessário palavras; aprenda a dar carinho sem esperar reciprocidade; aprenda a enxergar beleza onde ninguém vê coisa alguma; aprenda a valorizar os mínimos gestos. Aprenda a ser tradutora desse mundo tão caótico para ele, e você também terá de aprender a traduzir sentimentos, um exemplo disso: "nossa, meu filho tá tão agressivo", tradução: ele se sente frustrado e não sabe lidar com isso, ou está triste, ou apenas não sabe te dizer que ele não quer mais te ver chorando por ele.

quarta-feira, 28 de setembro de 2011

Síndrome de Asperger e promoção de uma saudável auto-estima


Síndrome de Asperger (AS) e Autismo de Alto Funcionamento provavelmente, tem características muito semelhantes. Muitos pesquisadores consideram hoje como a de ser parte do Continuum do autismo com todas as mesmas dificuldades fundamentais associados com Transtorno do Espectro do Autismo é (ASD). De acordo com a Síndrome da DSM1V (1994) de Asperger é diagnosticada quando todos os sinais típicos do autismo estão presentes, mas o indivíduo tem desenvolvimento normal da linguagem.
Sendo diagnosticados com TEA (especificamente a Síndrome de Asperger) em agosto de 1994, gostaria de sugerir que eu experimentar o mesmo tipo de dificuldades que os outros diagnosticado com ASD. Por exemplo, eu não gosto de mudar (de preferência de rotina), que tendem a ser obsessivo, eu ficar ansioso com muita facilidade e que tendem a tomar o que é disse-me literalmente (Por exemplo: "Hop no sofá por um minuto enquanto eu converso com mum "dizer é o médico. Depois salta para cima e para baixo no sofá para exatamente um minuto ... Eu digo o médico que o seu minuto é up!
Antes de receber um diagnóstico de ASD pensei que as minhas dificuldades na vida de cada dia foram porque eu não era tão inteligente como outras pessoas. A única maneira que eu poderia lidar com a minha confusão e frustração diária foi vivendo de acordo com minhas regras, rituais e rotinas. Se alguém projetada no meu pensamento ou conversa eu senti quase violada! "Como eles ousam interromper o meu espaço e me distrair do meu curso. Será que eles não entendem que agora eu teria que começar tudo de novo, recuperar meus pensamentos ou planos e programar tudo de novo!" Bem, na verdade Wendy ... Não, não. Você vê ... as pessoas falam umas às outras com bastante frequência. Eles não precisam colocar seus pensamentos em espera para fazer isso, ou mesmo ter tempo para voltar para o início de sua seqüência de eventos após a conclusão da conversa. Eles podem se mover de um lado para o outro .... a maior parte do tempo.
Qual é o meu nome?
Você chamar meu nome. "Venha jogar um jogo"
"Nós queremos você aqui com a gente"
Eu ouço você não, em tempo de se esqueceu,
"Deixar de fora Wendy. Ela perdeu o enredo"
Você ri de mim, você fugir,
Estou tão feliz que você não ficou.
Mas, com raiva ou desconforto agora
Poderia significar para mim a maior linha!
Ter um sentido de "boa auto-estima 'significa ter uma imagem positiva de si mesmo, da própria identidade. A estima palavra, em si, significa, "para manter em alto valor de ...'. Se uma criança cresce e se desenvolve, ao longo do tempo, com o conhecimento que eles parecem perturbar as pessoas com freqüência, não compreendem o mundo à sua volta, muitas vezes e estar constantemente em apuros para uma coisa ou outra ... o que é que isto vai fazer para o seu sentido de ser uma contribuição valiosa e positiva? Eu sei que para mim, eu senti uma atração constante entre ser bravo com os outros por não ver o meu ponto de vista, e desespero na minha incapacidade de fazer as coisas direito.
"Eu quero ser como o Super-Homem"
a resposta para todas as coisas é "Ele pode",
Seu nome dá esperança,
Ele não fuma maconha.
Ele não sentar e mope!
"Por que não posso ser como ele?"
"Por que não me encaixo?"
"Eu não sou o mesmo, não pode jogar o seu jogo,
O que, eu me pergunto, é em meu nome "?
Cada um de nós tem um script que é tanto contribuiu para a nossa própria avaliação de si e os julgamentos feitos por outros de nós. O que está escrito no seu script? O que está escrito na minha? Que diz coisas positivas sobre você ou sobre mim? Acredito que o script internalizado que eu vivo minha vida do pode promover um saudável senso de self, ou, muito insalubre. Se eu me sinto valorizado e bem-vindas, então a imagem que tenho do meu valor e de mim também deve ser um valor.
Você chamou meu nome, o seu tom era suave.
Eu olhei para você com olhos curiosos ...
"É OK", você disse "eu não vou zombar".
Você notou meu medo e minha surpresa.
"Estou realmente bem-vindo aqui?"
"Você vai chegar em breve farto de mim".
"Bem, se eu fizer eu vou te dizer assim,
Nós vamos trabalhar com isso, então não tenho medo ".
"Mas eu tantas vezes errar".
"Todos nós fazemos que o meu amigo".
Mas e se eu te machucar? "
Você vai, eu vou consertar ".
Então, como posso saber se eu deveria ir,
Ao ser rápido, ou a ser lenta?
Quando falar ou silenciar show,
É a sua vez agora, você tem um ir?
Vamos aprender juntos, explorar esta terra.
Mas você deve permitir que me segurar sua mão.
Não vai ser fácil, mas vamos manter a nossa área,
E sair triunfante, nosso som amizade.
Desde que recebeu um diagnóstico de ASD eu tenho sido capaz de chegar a um acordo com os dois que eu sou eo que eu posso fazer. Por exemplo, eu evitar reuniões sociais, porque eles são muito confuso e assustador. Acho que é difícil saber como manter uma conversa ... a menos que seja sobre um tópico favoreceu meu. Eu também passar por cima carregado com todas as informações sensoriais que vem de pessoas em situação social, como o ruído de conversa, o movimento de pessoas, roupas, portas e assim por diante. A única vez que eu gosto de ocasiões sociais são quando eles ocorrem em meus termos com amigos que eu conheça e confie. Eu posso planejar esses tempos, entrar e sair quando eu quero e posso ser eu mesmo. Eu sei que nunca será neuro-típicas. Eu vou todos os caminhos têm Síndrome de Asperger. Se eu estou a ter um sentimento de orgulho e dignidade, de auto-estima elevada, então eu preciso me aceitar como sendo quem eu sou, o meu senso de valor da diferença e trabalhar com os meus talentos, atributos e disposição. Eu também preciso que outros façam o mesmo!
Diferença é sempre desconfortável. Todos nós gostamos de estar entre aquilo que é familiar, previsível e confortável. Imagine como seria desconfortável se você tomou as palavras e as pessoas literalmente? Você teria tantas vezes se sentem abandonados, desapontada, mentiu para e assim por diante. Como você pode sempre depender de alguém? No entanto, quando folclórica ter tempo para me tranquilizar (Eu preciso deste muitas vezes ao dia) e esclarecer tanto as minhas necessidades e os seus, então eu lidar muito melhor.
Estou muito desigualmente qualificados. Eu tenho grandes problemas em ser desorganizado, se perder, utilizando os transportes públicos, entender os outros, e apenas as interações prático de situações sociais. Se o meu senso de valor veio de ser bom em tudo, ser um empreendedor na escola, trabalho e casa, sendo capaz de entrar em outras mentes e estar em sintonia com eles o tempo todo. Bem, minha auto-estima seria zilch. No entanto, quando minha auto-estima é alta, avaliado no fato de que, porque eu sou, eu sou de valor e qualquer extra que eu possa ter são um bônus, então eu posso começar a construir uma imagem positiva de mim!
Algumas dicas práticas
  1. Focar em sucessos, e não a falhas, erros ou 'poderia ser improveds'.
  2. Discuta com o seu filho / cônjuge como eles vêem as suas próprias realizações e / ou progresso.
  3. Se eles pensam que são "o melhor" pedir-lhes para explorar seu raciocínio com você.
  4. Se eles pensam que são "o pior" pedir-lhes para explorar seu raciocínio com você. Tenha cuidado para não usar o "porquê" perguntas e sempre moldura ou estrutura a sua pergunta para que eles tenham um quadro para responder dentro Evite perguntas abertas, não sabemos como respondê-las!
  5. Pedir permissão para trabalhar com eles em todas as melhorias que acha que pode ser necessário.
  6. Pedir permissão para comentar sobre o seu progresso a partir de sua perspectiva.
  7. Nunca assuma que os seus comentários para a sua melhoria serão bem-vindos, quer pedir para ser convidado para comentar ou compartilhar sua própria experiência com eles, se permitido, tomando cuidado para não comparar seu para o deles. Apenas expor os fatos.
  8. Sempre comentar qualquer procedimento que é bem feito, mas o objetivo não comentar quando é misdone!
  9. Evite usar palavras que denotam algo é 'ruim', 'lixo', 'uma bagunça', 'terrível', 'poderia ser melhor', 'pobres', ou 'incompetente'. Indivíduos com SA pode ser rápido para pegar em tudo o que eles não são, ao invés de sobre o que são ou poderiam ser!
  10. Oferecer lotes e lotes de reforço positivo. Não quero dizer subornos, mas bem-cronometrada aprovação é ótimo. Não só vamos saber que estamos OK, mas é "útil para nos ensinar o que a resposta mais adequada possa ser. Um exemplo tirado de um livro que li diz: "... Ele sempre monopoliza a conversa mesa de jantar, então um dia eu esperei por uma pausa enquanto ele estava comendo, e eu disse 'você sabe Barry, você fala muito menos à mesa do que costumava fazer. " ... E às vezes você ouvir o que os outros dizem e acompanhar a conversa do jantar "(Dewey, 1992, citado em Frith, 1992).
AJUDA NA ESCOLA
Construção de auto-estima em casa é ótimo, mas isso precisa acontecer na escola também. Sabendo quais são as competências do aluno estudo são é um bom lugar para começar a conhecer quais as competências que precisarão mais de ajuda. Projetando um inventário estudante de competências tanto o estudo ea interação social é uma obrigação no início de cada novo mandato. Por exemplo, o aluno preencher um questionário, como a seguinte:
Habilidades de Estudo
  • A minha escrita a mão é confuso
  • Eu escrevo muito devagar
  • Eu do't como a tomada de decisões sobre o que é (ou não) importante ao ler um livro ou artigo de jornal.
  • Eu me distraio facilmente.
  • Acho que é muito mais fácil quando as pessoas usam exemplos concretos, eu não sei o que focar nos exames (e eu sempre sem tempo).
  • Eu não gosto de estar exames em lugares estranhos.
  • Eu sou um perfeccionista.
  • Eu não sou muito bom em resolução de problemas (eu não gosto de tomar decisões sobre as respostas particular).
  • Acho difícil ser motivado sobre alguns temas (e alguns tópicos me chateou).
  • Eu não sou sempre capaz de sentar-se ainda por longos períodos.
  • Eu não sou bom em definição de metas de longo prazo.
  • Eu não sou bom em ficar para a classe no tempo ou se lembrar de todos os equipamentos que eu preciso.
Interação social
  • Eu gosto de ficar sozinho às vezes.
  • Eu nunca tenho certeza que quando ele está OK para interromper uma conversa.
  • Tenho dificuldade em saber quando as pessoas estão brincando.
  • Acho que é bastante difícil olhar as pessoas nos olhos.
  • Eu não sou muito bom em interpretar sinais não-verbais.
  • Eu não sou competitiva (ganhar ou perder não é importante para mim).
  • Eu não sou bom em conversar com outras pessoas.
  • Eu não entendo o que é engraçado em muitas piadas.
  • Outros disseram o meu discurso é estranho ou excêntrico.
  • Acho que é difícil fazer amigos.
  • Eu não sou muito bom com o sarcasmo ou metáfora, eu gosto que as pessoas digam o que eles significam.
  • Eu posso ficar impaciente quando as pessoas não me entendem.
(Extraído de "Rumo sucesso" no estudo Terciário 1997)
Quando se relaciona com as pessoas que têm um transtorno do espectro do autismo (eu prefiro chamá-lo de atraso, em vez de desordem) é importante para lembrar as chaves para a compreensão ASD, estes são:
  1. estamos sozinhos canalizada (ou nós olhar ou ouvimos, ao invés de fazer ambos ao mesmo tempo).
  2. tomamos palavras literalmente: ("Você pode fazer sua cama James?"). Neuro-typicals significa "arrumar a sua cama James", mas uma pessoa com ASD pode entender "Você sabe como é feita a cama?" a que a resposta pode ser "sim" ou "não", mas isso pode não significar que James está em conformidade com o pedido, porque ele não entendeu a instrução como foi planejado.
  3. não somos bons em prever conseqüências. Por exemplo: criança pega pedra para jogá-lo e é muito triste quando ele cair sobre outra cabeça!
  4. Nós não gostamos de mudanças, devido a dificuldades com resultados de previsão.
Por isso é bom para:
  • Confira percepção da pessoa autista do que está sendo perguntado, demonstrada ou disse.
  • Ensinam que os comportamentos, emoções e desejos podem ter especial expressões faciais e corporais. Explique o que são.
  • Rote aprender as regras para situações específicas (ou seja, nos abraçamos membros da família, e não estranhos).
  • Dê tempo, sempre que possível, para se aclimatar à mudança e fazer "coisas primavera" de repente não para a pessoa.
  • Quando o indivíduo está ansioso: música usar, espaço, tranquilidade, relaxamento e exercícios de respiração, uma voz calma e quaisquer outras aceitável sabe anti-estressor.
  • Expectativas lugar em contexto através de "histórias social". Isto dá ao indivíduo um quadro mais completo do "o que é ',' wherefores 'porquês', 'comos' e assim por diante.
O FUTURO
A vida na Terra é apenas um momento capturado dentro do vinco do tempo,
As estações vêm e vão, novamente,
Você tem sua vida, e eu tenho a minha.
A semente que foi plantada dentro do terreno
Não pode escolher o que tornou.
A batata, uma maçã ou uma rosa para alguns.
No entanto, para que ele seja o melhor,
Ela precisa de solo rico, não pobres.
O sol e as chuvas devem vir,
Para abrir essa porta sementes.
Eu posso ter nascido para nutrir os outros,
Eu posso deliciar os sentidos.
Eu possa crescer de altura,
Eu posso crescer pequeno,
Eu posso ficar atrofiado sob cercas de arame.
Meu futuro não pode depender de meu estoque,
Tanto como ele faz em fontes.
Fontes de calor, fontes de cuidados
Eu dependo da cultivar a ser para mim lá.
Então eu posso florescer e cantar com os pássaros,
Então eu posso crescer meu potencial.
Então me plantar na bondade e tudo o que é bom,
Por favor, mantenha os intrusos longe.
Me dê uma chance para se desenvolver, com o tempo,
Para se tornar quem eu sou, no futuro, da vida, um dia!
Algumas referências úteis
Al-Mahmood, R., McLean, P., Powell, E & Ryan, J. (1997) "Para o sucesso no estudo terciário: Com Síndrome de Asperger". Commonwealth Departamento de Educação e Formação Emprego e Juventude. Melbourne, Austrália. (Para obter cópias do livreto: telefone: 03 9344 8030 ou visite o site: http://www.services.unimelb.edu.au/towardssuccess/)
Attwood, T. (1998) Síndrome de Asperger: Um guia para pais e profissionais de Londres:. Jessica Kingsley Publicações
Attwood, T. (1992) seção Professionals 'Gerenciando o comportamento incomum de crianças e adultos com autismo "Comunicação, Vol. 26 (2) Reino Unido.
Bitsika, v., Sharpley, C. e Efrimidis, B. (1997) "A influência do gênero, a saúde dos pais, e experiência percebida de assistência sobre o bem-estar de pais de crianças com autismo" Journal of Deficiência Intelectual & Desenvolvimento, vol. 22, No. 1, pp 19-28
Bourke, KM e Richdale, M. (1994) transtorno invasivo do desenvolvimento, problemas comportamentais, estresse familiar e nível de apoio. Tese não publicado. RMIT, Bundoora.
Frith, U. (1992) Síndrome do Autismo e Asperger Londres:. Cambridge University Press.
Harchik, AE, Harchik, AJ, Luce, SC e Jordânia, R. (1992) "As necessidades educativas especiais de crianças com Síndrome de Asperger". "Educational Research Autism Grupo Info, da Universidade de Hertfordshire. Papel para Wakehurst Weekend Estudo sobre Síndrome de Asperger. Chester, Reino Unido.
Jordon, RR e Powell, SD (Sept. 1992) "Corrigindo o pensamento dos alunos com autismo: princípios em prática". Jornal de Autismo e Deficiências do Desenvolvimento, vol. 22:03, New York: Plenum Publishing Company.
Lawson, W. (1998) A vida por trás do vidro Southern Cross University Press: NSW Austrália.
Rimland, B. (1993) "Perturbações do Desenvolvimento: o continuum do autismo" Journal of Autismo e Perturbações do Desenvolvimento 4, (23) 71-85.
Santomauro, J. (1999) O Mistério de uma criança especial, PO Box 293, The Gap, Qld, 4061 ( josies@powerup.com.au )
Santomauro, J. (1999) Set para o ouro: ESTRATÉGIAS para a vida, PO Box 293, The Gap, Qld. 4061 ( josies@powerup.com.au )

© Wendy Lawson 1999

Página Wendy Lawson Início NAS Surrey Branch Página Inicial
This page was last updated on Tuesday 4th May, 2010 at 1:50:39 pm

Nenhum comentário:

NOSSO JORNAL

ESSE É O NOSSO DIFERENCIAL!

ESSE É O NOSSO DIFERENCIAL!
PROGRAMA ESTRUTURADO, INDIVIDUALIZADO. ATENDIMENTO DOMICILIAR.

Postagens populares

Minha lista de blogs

GOOGLE ANALÍTICO